Professor Responsável

Alexander Turra

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1994), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Ecologia Marinha, Oceanografia Biológica e Gerenciamento Costeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo e conservação marinha; Impacto ambiental marinho. Ecologia de populações marinhas, com ênfase em caranguejos ermitões; Estrutura e organização de comunidades marinhas.

Pesquisadores Convidados

Márcia Regina Denadai

Possui graduação em Ciências Biológicas (1994), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; pós-doutorado em Ecologia Marinha pela Universidade Estadual de Campinas (2001-2005; FAPESP) e pelo Centro Universitário Módulo/UNIMÓDULO (2007-2009; FAPESP). É presidente executiva do Instituto Costa Brasilis - Desenvolvimento Socioambiental (desde 2006). Atua nas seguintes áreas: ecologia de comunidades e de populações, praias arenosas, taxonomia de moluscos, cultura tradicional caiçara, uso sustentável de recursos marinhos, efeitos das mudanças climáticas na biota e ecossistemas costeiros marinhos, impacto do lixo nos mares, educação ambiental, administração e gerenciamento do terceiro setor.

Pesquisadores de Pós-Doutorado

Carla Isobel Elliff

Oceanógrafa formada pela Unimonte (2011) com mestrado e doutorado em geologia pela UFBA (2014 e 2019). Atualmente é pós-doutoranda no grupo, colaborando no projeto de construção do Plano de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar para o Estado de São Paulo (PEMALM-SP). Tem experiência nas áreas de lixo no mar, serviços ecossistêmicos, gerenciamento costeiro, recifes de coral, mudanças climáticas e divulgação científica.

Guilherme Nascimento Corte

Sou bastante interessado em como e por que organismos e comunidades biológicas se organizam na natureza. Atualmente, sou pesquisador de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP, Brasil) e minha pesquisa foca na ecologia de invertebrados marinhos e no funcionamento de ecossistemas costeiros. Sou bacharel e licenciado em biologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil) e obtive os títulos de mestre e doutor em ecologia pela mesma universidade. Durante meu doutorado, trabalhei por um ano no Grupo de Ecossistemas Marinhos e Costeiros (CMEG) da Universidade de Sydney, Austrália.

Hélio Checon

Graduado em Ecologia pela Universidade Estadual de São Paulo, com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pós-doutorando no Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas com ecologia de comunidades bentônicas em ecossistemas costeiros (Estuários, manguezais e praias arenosas), com enfoque no estudo dos fatores que estruturam essas comunidades em diferentes escalas, no efeito das atividades antrópicas, e no uso de indicadores marinhos que forneçam subsídios ao manejo das áreas costeira

Luciana Yokoyama Xavier

Possui graduação em Oceanografia (2006), mestrado (2010) e doutorado (2017) na área de Oceanografia Biológica com ênfase em gestão costeira, ambos pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado junto ao Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do IOUSP, atuando com temas relacionados à gestão costeira, gestão de áreas marinhas protegidas, participação social, governança ambiental, aprendizagem social e integração ciência-gestão.

Maria Teresa Castilho Mansor

Engenheira Química pela UNICAMP (1990); Mestre e Doutora na área de Água e Solo pela Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP (2005). Servidora pública vinculada à Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (ingresso em 2007). Pesquisadora Colaboradora do IO no Projeto Colaboradora no Projeto de Pesquisa intitulado "O mexilhão como bioindicador de microplástico em áreas marinhas protegidas do estado de São Paulo" (2019). Tem experiência na área de Planejamento Ambiental, Políticas Públicas e Resíduos Sólidos.

Doutorandos

Flavia Salvador Cesa

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2017). Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini (2013). Graduada em Engenharia Têxtil pela Fundação Educacional Inaciana (FEI) (2007). Possui publicações na área da Ciência Ambiental e atualmente pesquisa fibras sintéticas, como microplásticos.
Possui experiência em docência e controle de qualidade. Atuou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e estabeleceu o Departamento da Qualidade em importadora de tecidos, onde esteve por 7 anos gerenciando equipes e transferindo conhecimento para outras culturas. Atualmente é professora convidada na Pós-graduação de Moda e Criação da Faculdade Santa Marcelina.

Ivan Rodrigo Abrão Laurino

Formado em Ciências Biológicas (habilitação em Biologia Marinha [2012] e Gerenciamento Costeiro [2014]) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus do Litoral Paulista. Mestre em Ciências com ênfase em Análise Ambiental Integrada [2016] pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Campus Baixada Santista e Diadema). Possui principal atuação na área de Ecologia de ecossistemas costeiros, com destaque para biodiversidade de ambientes bentônicos. Seu projeto de doutorado objetiva avaliar como processos da biodiversidade de praias arenosas inseridas em diferentes cenários podem ser influenciados por distúrbios associados a eventos climáticos extremos.

Maila Paisano Guilhon e Sá

Bióloga formada pela UNIFESP, campus Diadema (2011) e mestre em Ciências pela UNIFESP (2016). Desde 2017 é doutoranda no Instituto Oceanográfico da USP. Atua na gestão e conservação de fundos marinhos frente a novos usos humanos, como a mineração, por meio da utilização da gestão baseada em ecossistemas.

Marilia Nagata Ragagnin

Bióloga pela UNESP, com habilitação em Biologia Marinha (2012) e Gerenciamento Costeiro (2013); Mestre em Ciências pelo IOUSP (2017). Tem experiência na área de ecologia marinha, com foco nos efeitos de estressores antrópicos em invertebrados marinhos. Atualmente, trabalha na área de poluição marinha, buscando compreender a distribuição espacial e os níveis de poluentes na biodiversidade bêntica de praias.

Nicole Malinconico

Bióloga e Mestre em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Doutoranda em Oceanografia (IOUSP). Colaboradora Técnica da Cátedra UNESCO para sustentabilidade do oceano atuando com gestão de projetos e comunicação. Faz parte do Programa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora e co-fundadora do Movimento Mulheres da Ciência. Desenvolve produtos multimídia de divulgação científica. Produtora do podcast “Fala então, Mulher!”. Tem experiência na área de ecologia e gestão marinha. Atualmente sua pesquisa tem foco em Planejamento Espacial Marinho e gestão de praias. 

Suzane de Oliveira

Membro do grupo Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná. É doutoranda no curso de Sistemas Costeiros e Oceânicos da Universidade Federal do Paraná, UFPR. O título de seu trabalho é "Microplásticos em bivalves de cultivo e de bancos naturais no Complexo Estuarino de Paranaguá: uma análise na ocorrência e localização geográfica de micropoluentes".

Thaís Fonseca Rech

Bacharel em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) (2019). Atualmente atuando em gestão costeira e ciência cidadã, com grande interesse em mudanças climáticas e educação ambiental.

Yasmina Shah Esmaeili

Tenho um mestrado em ciência e gestão marinha e lacustre com foco em biodiversidade e ecologia, pelo programa interuniversitário das Universidades de Ghent, Antuérpia e Bruxelas. A dissertação do mestrado foi feita em colaboração com a Universidade de Sydney, Austrália, durante um programa de intercâmbio e tratou de áreas protegidas marinhas costeiras. O meu projeto de doutorado trata da ecologia das populações de peixes e da importância da conectividade e das interações tróficas na zona de surf de praias arenosas, a fim de fornecer conhecimentos básicos para conservação. (Coorientação)

Mestrandos

Adele Santelli

Jornalista, pós-graduada em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Questões Globais pela FAAP/SP. Mestranda em Ciência Ambiental no PROCAM-USP. Formada em Cinema Documentário pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Há 12 anos vem trabalhando nas principais redações de emissoras de televisão do país como BAND, BandNews TV, Rede Record e TV Cultura, onde atua até hoje. Repórter colaboradora para National Geographic Brasil.

Bruna Debastiani

Bióloga formada pela USP (2017) e mestranda em Ciências Ambientais e Conservação pela UFRJ. Colabora no “Projeto Praias”. Experiência com ecologia marinha, invertebrados de costão rochoso e aves costeiras. (Coorientação)

Caio Tancredi Zmyslowski

Oceanógrafo recém formado pelo IO-USP, com o trabalho final de graduação envolvendo alternativas sustentáveis de uso público em Unidades de Conservação sobrepostas a territórios de Comunidades Tradicionais, com foco no Turismo de Base Comunitária. Atua na área de Educação Ambiental, principalmente com crianças e adolescentes e na Permacultura com construções ecológicas, sistemas domésticos sustentáveis, agrofloresta, hortas urbanas e na logística de escoamento da produção agroecológica. Mergulhador subaquático avançado e membro do Programa de Políticas Públicas do IOUSP.

Vitória Milanez Scrich

Bióloga formada pela USP de Ribeirão Preto e Mestranda do Programa de Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE/USP. Trabalha com lixo no mar, governança ambiental, análise de redes sociais e se interessa por processos colaborativos e de construção de soluções coletivas. Atualmente é consultora técnica-científica do Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar para o estado de São Paulo (PEMALM-SP) e também colabora com a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano.

Iniciação Científica

Giovana Santini

Graduanda em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista do Programa de Políticas Públicas do Instituto Oceanográfico (GPP-IOUSP).

Katharina Grisotti

Graduanda em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista do Programa de Políticas Públicas do Instituto Oceanográfico (GPP-IOUSP)

Colaboradores

Bianca Gabani

Oceanógrafa pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista do programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB)

Elisa Van Sluys Menck

Possui experiência em monitoramento de resíduos sólidos no meio marinho e atualmente atua como facilitadora de atividades de educação ambiental relacionadas a lixo no mar, realizadas pelo LabManejo em parceria com a Plastivida, Braskem e Instituto Costa Brasilis. Cursa Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e seu projeto busca fazer o levantamento e análise de atividades de educação ambiental no Brasil (realizadas por ONGs) que possuam como tema focal o lixo no mar.

Lucas Barbosa

Desde a infância, influenciado por revistas e programas televisivos de popularização da ciência e de defesa do meio ambiente, tal qual o "Mundo de Beakman" e "Repórter Eco", por seus professores e as tardes explorando as formas de vida existentes no jardim de sua casa em São Paulo, sempre quis ser cientista e ambientalista. Assim, com o apoio familiar, graduou-se em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012) e graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de ambientes marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição marinha por resíduos sólidos, resíduos plásticos no ambiente marinho, impacto ambiental por resíduos sólidos, praias arenosas.

Mariana Martins de Andrade

Mariana é oceanógrafa, curiosa e estudiosa da sustentabilidade no oceano. É pesquisadora do Plano de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar para o Estado de São Paulo, e contribui com iniciativas de comunicação e criatividade para a as ciências do mar, como a @bloom.ocean, @ligadasmulherespelosoceanos, @queridoatlantico e @gtecienciasdomar.

Marina Ribeiro Corrêa

Formada em Bacharelado (2016) e cursa Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Atualmente faz mestrado com Gestão Costeira pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Têm experiência em Biologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo e Conservação Marinha, Etnoecologia e Whale-watching.

Melanie Vianna Alencar

Formada em Oceanologia (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestranda no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Tem experiência com a temática do lixo nos mares, desenvolvendo pesquisa a partir da abordagem Source-to-Sea.

Monique Rached

Bióloga pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em jornalismo cientifico

Natalia de Miranda Grilli

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e graduação sanduíche na Universidade de Sydney. Especialista em Gerenciamento Ambiental pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). Mestre em Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Atua em temas relacionados à cultura oceânica, gestão costeira integrada, interdisciplinaridade, facilitação de grupos e eventos e comunicação não-violenta.

Tássia Oliveira Biazon

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura/2013 e Bacharelado/2014) pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Botucatu) e graduada em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC-Portugal) em 2012. Pós-graduada (Lato Sensu) em Jornalismo Científico no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2016.